Imagem:TechTudo
|
O Volk One é um celular que tem uma proposta curiosa: oferecer conexão à internet, chamadas e SMS ilimitadas de graça, sem contratos com operadora. O dispositivo promete oferecer uma tecnologia de compartilhamento de dados que não requer o sinal de uma antena de telefonia comum.
Anunciado pela startup americana Volk Wireless, a previsão é de que o smartphone seja lançado em dezembro de 2019. Segundo a empresa, o aparelho está habilitado a funcionar em qualquer lugar, desde que haja outros telefones por perto para compartilhar a conexão. Entenda a seguir como o telefone promete funcionar.
Como funciona
O funcionamento do Volk One é semelhante ao de roteadores Wi-Fi Mesh, que contam com vários pontos de acesso em uma mesma rede para distribuir o sinal em uma área maior. No caso do smartphone, cada aparelho funcionaria como um nó da Volk Fi, a rede proprietária do dispositivo, distribuindo Internet entre os usuários.
Como a rede é descentralizada, quanto mais smartphones estiverem conectados, mais rápida é a transferência de dados. Dessa maneira, o aparelho poderia ficar com conexão mais ágil em locais com grande fluxo de pessoas, exatamente o contrário do que ocorre na telefonia convencional. Caso não haja acesso à Volk Fi, o smartphone conta com entrada para chip convencional de celular.
Sinal Wi-Fi em todo lugar
Mas, de onde vem o sinal de Internet usado pela rede do Volk One? Assim como uma rede Wi-Fi Mesh, os aparelhos dependem de um ponto de acesso físico à fibra óptica ou outro tipo de conexão convencional. Por isso, os compradores do Volk One recebem, junto com o celular, um roteador que deve ficar em casa para redistribuir o sinal do Wi-Fi que você já possui. A conexão é compartilhada com a rede inteira.
À medida que o usuário se afasta de um roteador, o Volk One procura outros dispositivos próximos para não perder a conexão. A prioridade é um novo roteador, mas, se não houver, ele se conecta a outros dispositivos Volk One por perto até chegar a um ponto de acesso e baixar dados. Por isso a rede tende a ficar melhor com o aumento de celulares conectados.
Em teoria, a Internet de graça funciona em qualquer lugar do mundo, sem limite de cobertura. A única exigência é manter o roteador ativo em um local com conexão convencional para ajudar a alimentar a rede. Caso o consumo de dados pelo usuário seja maior que o compartilhado, haverá um teto de 5 GB para usar, além de cobrança adicional após esse limite.
O tráfego de dados é criptografado de ponta-a-ponta para proteger as informações dos usuários. Segundo a Volk Wireless, o celular terá acesso livre a dados, voz e SMS apenas nos Estados Unidos. Em demais países, não será possível fazer chamadas convencionais ou enviar mensagens de texto.
Ficha técnica
O Volk One traz tela de 6,2 polegadas com resolução Full HD+ (2280 x 1080 pixels), processador Snapdragon 845, além de memória RAM de 4 GB e opções armazenamento de 64 GB ou 256 GB. O telefone também conta com câmera dupla de 16 MP (abertura de f/1.7) e roda Android 9 (Pie). A fabricante não informou o preço e ainda não há previsão de vendas do celular no Brasil.
Fonte: TechTudo
0 Comments:
Postar um comentário